“A mão é a grande vilã, pois é onde a maioria das bactérias ficam tem maior contato”, é com essa frase que a enfermeira Michelle da CCIH Crepaldi alerta sobre a importância de manter as mãos limpas. No dia 5 de maio, sexta-feira, é comemorado o Dia mundial da Higienização das Mãos e o Unimed Hospital São Domingos (HUSDom) realizará uma série de ações organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) voltado para colaboradores, cooperados e pacientes do hospital. “Vamos mostrar, por meio de atividades lúdicas, a importância de lavar bem as mãos”, explicou o infectologista, Dr. Arlindo Schiesari Junior, cooperado da Unimed Catanduva e coordenador do CCIH do HUSDom.
A programação contará com a caixa pedagógica, conhecida como Glogerm. A caixa contém uma luz ultravioleta que reflete a sujeira nas mãos. “Essa dinâmica deixa todos surpresos, pois a bactéria não se vê a olho nu, e quando colocam a mão na caixa, a luz mostra pequenos pontos, que são sujeiras que continuam nas mãos”, explicou Michele.
Outra atividade que frisa a importância da higienização das mãos é uma brincadeira com guache. Os profissionais do CCIH pintam as mãos dos participantes e, de olhos vendados, têm que limpar todo o guache. A iniciativa diverte, mas também frisa a importância de estar atento a limpar bem as mãos.
A programação também contará com uma palestra do Sescoop (complementar com informações da Educação Continuada). A partir das 10 horas.
“70% da taxa de infecção por meio de bactérias é por meio das mãos, por isso é importante mantê-las higienizados”, completou a enfermeira.
O presidente do HUSDom, Dr. Sidney Moreno Gil, aprovou a ação. “Estas ações são importantes, por estarmos em um hospital, lidamos com diversos tipos de bactérias e cuidados como este são essenciais para garantir a recuperação”, disse.
Como se proteger?
Siga estas três dicas simples para manter a higienização das mãos e evitar a infecção por meio de bactérias.
– Sempre usar álcool em gel;
– Ao ir ao banheiro, lavar as mãos antes e depois do uso;
– Antes e depois de comer lave as mãos.
Fonte: Assessoria/Unimed Catanduva